Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Magistrado do RS troca 'juridiquês' por linguagem simples em sentença

João Batista de Matos Danda inovou ao ser relator de recurso no TRT4. Ideia é provocar o debate sobre as formas de se escrever textos jurídicos.

Publicado por Victor Rigueti
há 9 anos

Uma decisão judicial determinando a indenização de um pedreiro que sofreu um acidente de trabalho em Alvorada, na Região Metropolitana de Porto Alegre, chamou a atenção pela linguagem. Para facilitar o entendimento da sentença, o então juiz do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRT4), João Batista de Matos Danda, usou a linguagem coloquial, deixando de lado os jargões próprios do chamado "juridiquês".

"Cada ramo da atividade humana tem sua peculiaridade e linguagem, como a medicina e o marketing. O direito não escapa disso. A ideia foi fazer um texto de fácil compreensão", disse o magistrado, que, por coincidência, alguns dias depois viria a ser nomeado desembargador do tribunal.

No caso em questão, o pedreiro e carpinteiro que sofreu acidente era o autor do recurso. Apesar de não comprovar o vínculo empregatício com a parte reclamada na ação, ele obteve indenização porque não usava equipamento adequado de segurança.

No acórdão, um dos argumentos usados pelo juiz foi o seguinte: "Se a pessoa sofre um abalo, uma tristeza, um constrangimento ou uma dor, por culpa de outro, tem direito a receber uma indenização de quem lhe causou isso. Não é qualquer dorzinha que dá direito a uma compensação em dinheiro, mas a que o Lucas teve e tem, certamente, é de indenizar", escreveu.

Danda explicou que seu objetivo não foi inaugurar uma nova forma para os magistrados se manifestarem, mas sim provocar o debate sobre as formas de escrita de textos jurídicos. Ele reconhece que nem sempre as sentenças devem ser escritas na linguagem que usou, mas destaca a importância de se facilitar a compreensão das decisões judiciais.

"A linguagem usada ali foi até exagerada, exatamente para simbolizar esta situação, porque há uma polêmica: se usa uma linguagem técnica ou não se usa? No caso do direito, tem expressões previstas na legislação em que se usa a linguagem mais técnica, mas em determinadas situações é possível facilitar", afirmou.

O desembargador conta que teve a ideia de simplificar a linguagem nos processos durante uma conversa com a filha, que atua na área de marketing. "Ela usou algumas expressões que eu não entendi", confessa. Ali percebera como algum leigo no "juridiquês" poderia sentir-se diante de uma sentença recheada de termos técnicos.

Trecho da decisão sem 'juridiquês'"

Não pode ser uma indenização tão pesada que vire um inferno para seu Itamar pagar; nem muito pouco, porque aí ele paga sem problemas e não se importa se amanhã ou depois outro acidente acontece em sua casa.

Lucas, por sua vez, não pretende ficar rico com a tragédia; mas também o dinheiro tem que fazer alguma diferença na sua vida.

Pensando nisso tudo, considerando a metade de culpa que cada um tem e das condições financeiras dos dois, além das circunstâncias do acidente, fixo a indenização em..."

Fonte

  • Publicações21
  • Seguidores321
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações723
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/magistrado-do-rs-troca-juridiques-por-linguagem-simples-em-sentenca/196169534

Informações relacionadas

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 16 anos

Existe hierarquia entre lei ordinária e lei complementar? Ariane Fucci Wady

Receita Federal
Notíciashá 9 anos

Receita institui declaração e-Financeira

Ylena Luna, Administrador
Artigoshá 9 anos

Juiz redige decisão em linguagem coloquial para combater "juridiquês"

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Parabéns pela atitude do magistrado. continuar lendo